/ Artigos

Esquerda identitária e atraso social, político e econômico

Artigo de Joaci Góes, publicado na Tribuna da Bahia em 21 de janeiro

Joaci Fonseca de Góes, nascido em Ipirá (BA) é advogado, empresário, jornalista, foi, por mais de 27 anos, o principal dirigente do jornal Tribuna da Bahia e coproprietário da Rádio e TV Aratu.

Foi deputado federal constituinte (1987-1989). No exercício do seu mandato, foi coordenador da bancada baiana, vice-líder do partido e membro de várias comissões e subcomissões.

Como intelectual, é conferencista, orador, articulista e autor de vários ensaios. Em 2001, publicou “A Inveja nossa de cada dia, como lidar com ela”; em 2004, “Anatomia do ódio”; em 2009, “A força da vocação para o desenvolvimento das pessoas e dos povos”; em 2014, publicou "(As) 51 Personalidades (mais) marcantes do Brasil"; em 2015, publicou "As 7 pragas do Brasil Moderno"; em 2017, "Como governar um Estado - o caso da Bahia". Assina uma coluna semanal do jornal Tribuna da Bahia, é comentarista da Rádio Metrópole e consultor educacional das Obras Sociais Irmã Dulce. É titular da Academia de Letras da Bahia, onde ocupa a Cadeira nº 7 que tem como Patrono José da Silva Lisboa, Visconde de Cairu. Foi eleito para presidir a Academia de Letras da Bahia em dezembro de 2018, tomou posse em março de 2019; É membro efetivo da Academia de Letras e Artes do Salvador e Membro da Academia Baiana de Educação.

Em 2013, recebeu a Comenda 2 de Julho, condecoração concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia.

É sócio efetivo do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, diretor da Associação Comercial da Bahia e sócio do Instituto Genealógico da Bahia.